Doenças Comuns

Ansiedade

Preocupação intensa, excessiva e persistente, sofrimento por antecipação, medo de situações cotidianas. Podem ocorrer frequência cardíaca elevada, palpitações (coração acelerado), respiração rápida, sudorese e sensação de cansaço.

Depressão

Sensação persistente de tristeza ou perda de interesse que pode levar a uma variedade de sintomas físicos e comportamentais. Estes podem incluir alterações no sono, apetite, nível de energia, concentração, comportamento diário ou autoestima.

Transtorno Bipolar

Distúrbio associado a alterações de humor que vão da depressão a episódios de hipomania ou mania. Algumas das características da mania são autoestima inflada (grandiosidade), redução da necessidade do sono, gastos excessivos, falar mais que o habitual, distração, envolvimento com atividades de risco, como abuso de substâncias.

Déficit de Atenção

Doença crônica que em geral começa na infância e pode persistir na vida adulta. Caracterizada por sinotmas como desatenção, impulsividade, hiperatividade. Pode contribuir para baixa autoestima, relacionamentos problemáticos e dificuldade no ambiente acadêmico ou no trabalho.


Síndrome do Pânico

É uma condição associada a crises repentinas de ansiedade aguda, marcadas por muito medo e desespero, associadas a sintomas físicos e emocionais aterrorizantes.

Esquizofrenia

É um transtorno mental caracterizado pela perda de contato com a realidade (psicose), alucinações (é comum ouvir vozes), falsas convicções (delírios), pensamento e comportamento anômalo, redução das demonstrações de emoções, diminuição da motivação, uma piora da função mental (cognição) e problemas no desempenho diário, incluindo no âmbito profissional, social, relacionamentos e autocuidado.

Dependência Química

A dependência que uma pessoa desenvolve em uma substância psicoativa que consegue alterar o seu comportamento. A dependência pode ser observada quando o indivíduo começa a se tornar incapaz de resistir à vontade de utilizar a substância.

Transtornos de Personalidade

Transtornos de personalidade geralmente são padrões generalizados e persistentes de pensar, perceber, reagir e se relacionar que causam sofrimento significativo ou comprometimento funcional.

Distúrbios do Sono


São mudanças nos padrões de sono ou nos hábitos que podem afetar negativamente a saúde. Os distúrbios do sono mais comuns são a insônia, a apnéia obstrutiva do sono e a síndrome das pernas inquietas.

Transtorno de Estresse Pós Traumático (TEPT)

Um distúrbio caracterizado pela dificuldade em se recuperar depois de vivenciar ou testemunhar um acontecimento assustador. A condição pode durar meses ou anos, com gatilhos que podem trazer de volta memórias do trauma acompanhadas por intensas reações emocionais e físicas.

Entre os sintomas estão pesadelos ou lembranças repentinas (flashbacks), fuga de situações que relembrem o trauma, reações exageradas a estímulos, ansiedade e humor deprimido.

Transtorno Obsessivo Compulsivo (TOC)

O transtorno obsessivo-compulsivo é caracterizado por pensamentos e medos irracionais (obsessões) que levam a comportamentos compulsivos.

O TOC costuma se concentrar em diversos temas como o medo de germes ou a necessidade de organizar os objetos de uma maneira específica. Os sintomas geralmente começam de modo gradual e variam ao longo da vida.

Distúrbios Alimentares

Os transtornos alimentares são condições graves relacionadas a comportamentos alimentares persistentes que afetam negativamente sua saúde, suas emoções e sua capacidade de funcionar em áreas importantes da vida. Os transtornos alimentares mais comuns são anorexia nervosa, bulimia nervosa e transtorno da compulsão alimentar periódica.